Páginas

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Fluxo 4º ano, II unidade. PORTUGUÊS




                                                                           4º Ano / II Unidade

Fluxo de Aula / Língua Portuguesa




Gêneros textuais sugeridos: Narrativas breves (lenda, mito, fábula e conto), verbete de dicionário, anúncios publicitários, propagandas, artigos de opinião, listas, resumos, relato de experiências, debates, reportagens, notícias, documentários.

EIXO: Produção e compreensão de textos orais
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Gêneros: debates, reportagens, notícias e documentários;






























  • Variedade linguística;





  • Descrição de ambientes e pessoas;





  • Gêneros: relato de experiência, resumo.
- Debater questões decorrentes da reportagem (M);

- Debater tema proposto para escrever reportagem (M);

- Perceber o ponto de vista dos interlocutores (OTM);

- Discordar respeitosamente de opiniões diferentes (M);

- Argumentar sobre um fato de forma adequada e coerente (DC);

- Saber ouvir e respeitar os pontos de vista diferentes (DC);

- Adequar a fala à situação de comunicação (DC e OTM);

- Utilizar estratégias argumentativas da fala (OTM);

- Expor para os colegas planejamento do texto de reportagem, a fim de colher sugestões e observações (M);

- Perceber e utilizar as regularidades do discurso formal público na apresentação de pequenos documentários (OTM);

- Perceber e respeitar as variações linguísticas (DC);

- Reconhecer os elementos linguisticos de natureza discriminatória (OTM);

- Descrever com clareza ambientes e pessoas (DC);

- Narrar experiências vividas ou histórias conhecidas com clareza e coerência (DC);

- Resumir oralmente reportagem (M).
Etapas de preparação para o debate.
- Escolher uma imagem, reportagem, notícia ou documentário cujo tema desperte o interesse da turma. Não esqueça que o tema deve trazer uma questão polêmica;

- Levantar alguns questionamentos sobre o material lido ou assistido, a fim de explorar o assunto abordado.
Em outro momento, leve para a sala de aula um vídeo apresentando um debate, para que eles possam perceber algumas características do gênero;
Chame a atenção dos estudantes para a variação linguística utilizada pelos debatedores, é a variante mais próxima da linguagem formal;

- Diferenciar o gênero debate de outros gêneros orais públicos como as mesas redondas ou painéis, por exemplo. É importante evidenciar que o debate só é possível quando há oposições de pontos de vista sobre um determinado assunto;
Deixe claro que uma das regras principais dentro de um debate é o respeito ao outro debatedor. Deve-se escutar com respeito seus pontos de vista e apresentar os seus também de modo respeitoso para não ofender o outro. A oposição é de ideias, não de pessoas. Essa e outras regras definidas no momento de preparação do debate devem ser rigorosamente seguidas;
Enfatize que no decurso do debate, um dos interlocutores pode ser convencido pelo outro, ou ainda, é possível que ambas as partes aceitem os argumentos do outro lado (mesmo que parcialmente) e repensem suas opiniões. Mesmo que isso não aconteça, o importante é que um debate serve para se conhecer os diferentes pontos de vista sobre determinado assunto para todos os participantes (para quem debate e também para quem assiste).
EIXO: Leitura e compreensão de textos
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Gênero: reportagem;
  • Modalidades de leitura;













  • Gêneros: anúncios publicitários, propagandas;
  • Estratégia de leitura;




  • Estudo dos suportes e das características dos gêneros textuais;





  • Variedade linguística (linguagem coloquial e formal);














  • Aspectos da textualidade;































  • Aspectos gramaticais;











  • Descrição de personagens;


  • Gêneros: verbetes, resumos.
- Selecionar e ler reportagens, em função de interesses pessoais e/ou objetivos combinados em sala de aula (M);

- Ler com fluência palavras e pequenos textos (DC);

- Ler em voz alta com fluência (DC);

- Ler e compreender textos não-verbais (DC);

- Compreender textos lidos por outras pessoas (DC);

- Utilizar estratégias de antecipação e refutação na leitura (OTM e DC);

- Localizar informações explícitas em reportagem, textos jornalísticos e publicitários (M, OTM e DC);

- Conhecer e reconhecer características referentes aos diferentes suportes textuais (DC);

- Conhecer e reconhecer características referentes aos diferentes gêneros discursivos (DC);

- Comparar diferentes reportagens, quanto ao tratamento dado ao tema (mais ou menos superficial) (M);

- Comparar diferentes reportagens quanto à linguagem empregada (mais ou menos formal) (M);

- Inferir o sentido de uma palavra ou expressão no contexto de uma reportagem (DC e M);

- Inferir afirmação implícita em propaganda com apoio de imagem (OTM);

- Identificar ideia central do texto (DC);

- Perceber qual é o tema central de uma reportagem e quais temas são secundários (M);

- Interpretar texto não-verbal: figura, foto, ilustração, tabelas, gráficos (OTM);

- Relacionar informações explícitas em reportagem com informações visuais que a completem (infográfico, fotografia, mapa, entre outros) (M);

- Identificar sentidos ou informações com base em imagens (fotos, ilustrações, gráficos, mapas e outros recursos visuais) (DC);

- Estabelecer relação de causa/efeito de fatos ocorridos em narrações (OTM);

- Estabelecer relações entre partes de um texto identificando repetições, substituições que contribuam para a sua coesão/coerência (DC);

- Estabelecer relação título/texto (DC);

- Estabelecer relações lógico-discursivas entre partes do texto (DC);

- Identificar verbos que introduzem a fala de outra pessoa (disse, afirmou, declarou, entre outros) (M);

- Relacionar o uso de adjetivos em reportagem e a caracterização de espaços, pessoas e/ou objetos (M);

- Identificar discurso citado (fala de outra pessoa) em reportagem (M);

- Perceber efeitos de sentido da pontuação (OTM);

- Descriminar características físicas e psicológicas dos personagens (OTM);

- Utilizar informações contidas no glossário ou em nota de rodapé na leitura (OTM);

- Resumir texto (DC).
- Levar alguns exemplares de jornal para a sala de aula. Primeiro, faça um trabalho de sensibilização com a criançada. Você pode pedir a bibliotecária da escola para guardar alguns exemplares ou solicitar aos estudantes que tragam de casa;
- Ler para o grupo uma reportagem. Depois, realize perguntas sobre o texto lido. Se a reportagem trouxer alguma imagem (mapa, legendas, foto) explore-a, pois isso ajudará na compreensão global do tema abordado;

- Explorar o suporte (jornal impresso). Apresente o jornal, ensinando-os a manipulá-lo, a dobrá-lo, a diferenciar os cadernos, a ver as fotos, as legendas, as manchetes, os títulos e as colunas;
Depois, apresente a turma dois textos: uma notícia e uma reportagem. Faça a leitura de cada um dos textos. Pergunte aos estudantes as diferenças que percebem entre eles e quais os objetivos de cada um. Registre essas primeiras conclusões numa folha de papel craft ou 40 quilos. Chame a atenção para a reportagem. Se os estudantes não souberem o nome desse tipo de texto, informe;

- Colocar a abertura da reportagem - o lide (leia quadro O Jargão Jornalístico) - em um retroprojetor, data show ou cartaz e explique que ele é formado por seis questões básicas: o quê, quem, quando, onde, como e por quê;
Seguindo a leitura do texto, busque juntamente com a turma a resposta para as perguntas acima - se a reportagem estiver bem escrita estará nos primeiros parágrafos;
Em outro momento, leve para sala de aula várias reportagens. Divida a turma em grupos e entregue a cada grupo uma reportagem. Escolha temas polêmicos, pois servirá para o trabalho com o gênero debate também;
Peça aos grupos que leiam a reportagem e discuta no grupo sobre o tema e sobre as características do gênero. Retome com a turma as características do gênero que foram registradas no papel Kraft anteriormente e estão expostas na sala. Para estimular a discussão realize algumas perguntas dentro dos grupos. Estabeleça um escriba no grupo para registrar as considerações de cada participante. Após, pergunte a cada grupo as considerações realizadas pelos participantes e acrescente no cartaz, ampliando assim a lista de características do gênero reportagem;

- Apresentar uma reportagem em transparência ou cartaz. Pergunte de qual caderno deve ter sido retirada. Você pode utilizar os jornais que circulam em sua cidade. Liste no quadro-negro as hipóteses da turma. Localize com eles no cabeçalho o nome do caderno e a data. Em seguida, peça que eles identifiquem os títulos, os subtítulos e as imagens;
Pergunte sobre o que consideram que a matéria tratará. Escreva no quadro-negro. Leia a reportagem junto com os estudantes e chame a atenção para as diferentes opiniões que aparecem no texto. Chame a atenção também para o nome do jornalista responsável. Grife as vozes no texto e as informações contidas nele. Terminada a leitura, volte às hipóteses levantadas antes da leitura e veja quais se confirmaram. Discuta o que foi aprendido com a leitura e oriente todos a registrar no caderno;
Retome a atividade da aula anterior e organize duplas. Elas devem ler as reportagens trazidas, completando um quadro com as seguintes colunas: 
título, jornal, caderno, assunto abordado;
Como lição de casa, os estudantes devem fazer o mesmo com outra reportagem.
Sugestão: você pode criar um banco com as reportagens trazidas pela garotada. Use uma caixa para arquivá-las.

EIXO: Produção de textos escritos
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Condições de produção nos gêneros reportagens, notícias, verbetes, listas, resumos;







































-Aspectos da textualidade;


















  • Revisão e reescrita textual;










  • Aspectos gramaticais;

- Refletir sobre as condições de produção (finalidade, destinatário, gênero) (DC e OTM);

- Produzir textos de diferentes gêneros (DC);

- Compreender as características das tipologias/gêneros textuais (DC);

- Ditar textos de diferentes gêneros discursivos (DC);

- Elaborar, a partir da leitura da reportagem, lista de adjetivos (M);

- Escrever, a partir da leitura de reportagem, um glossário de palavras, empregando ordem alfabética na disposição das palavras e consultando o dicionário para indicar o sentido delas (M);

- Pesquisar diferentes fontes para levantar e registrar por escrito informações e opiniões acerca de tema pré-estabelecido para produção escrita de reportagem (M);

- Escrever, com base no planejamento, texto de reportagem (M);

- Planejar a produção de texto de reportagem, selecionando (M):
*o tema central e os secundários;
*os dados e as informações que serão explicitados;
*os discursos que serão citados;
*as informações visuais (infográfico, fotografia, mapa, entre outros);

- Produzir coletiva ou individualmente pequenos textos científicos, pequenas reportagens e/ou pequenos noticiários atentando para as suas respectivas características (OTM);

- Escrever o tópico frasal (informação mais relevante) de cada parágrafo de texto de reportagem (M);

- Escrever, a partir da lista de tópicos frasais, resumo de reportagem (M);

- Produzir textos com coesão/coerência, usando os recursos da língua (conectores, progressão temática e encadeamento das ideias) (DC);

- Atribuir um título adequado ao texto ou às seções e subtópicos dos mesmos (DC);
- Revisar com foco na análise de coerência/coesão textual, progressão textual (início, meio e fim), persistência temática (OTM);

- Revisar os textos produzidos, a fim de adequá-los ao contexto de produção (DC);

- Reescrever textos (OTM);

- Estabelecer a correlação entre o sentido e a intenção do texto e os sinais de pontuação (DC e OTM);

- Usar os mecanismos gramaticais (concordância nominal/verbal, ortografia, acentuação, pontuação) partindo dos gêneros produzidos (DC).
Produção do glossário e do gênero lista.
Após o trabalho com o gênero reportagem no eixo de leitura. Elabore coletivamente uma lista com adjetivos que caracterizaram pessoas e lugares nas reportagens;
Retire dos textos palavras para produção de um glossário, priorize as palavras que os estudantes desconhecem seu significado, o glossário ajudará numa compreensão melhor do texto;
Apresente e discuta com a turma a finalidade dos verbetes enciclopédicos: apresentar com texto e imagens (animais, paisagens e objetos) entre outros temas presentes nas reportagens;
Constate as diferentes possibilidades de organização de um verbete enciclopédico, desde que respeitada à coerência de critérios. Peça aos estudantes que busquem no dicionário o significado das palavras selecionadas;
Apresente, agora, outro verbete, sem paragrafação alguma, e solicite aos estudantes que o leiam, em duplas, e indique no texto, com barras coloridas, onde separariam os parágrafos. Depois, transcreva o verbete sem paragrafação no papel pardo e analise os critérios e a coerência;
Tematize a organização do glossário, retomando a finalidade dos verbetes e relacionando os critérios de organização decididos pelo grupo. Lembre que eles poderão organizar também por ordem alfabética. Sugira que agrupem aqueles que começam com a mesma letra, respeitando a ordem alfabética. Oriente os estudantes a consultar o alfabeto disponível na parede da sala.

Produção do gênero reportagem.
Após ter estudado as características do gênero reportagem no eixo de leitura. Escolha um tema atraente e proponha aos estudantes que, em dupla, produzam uma reportagem. Deixe claro para a turma as condições de produção (finalidade, destinatário, gênero). Se você já tiver trabalhado o gênero entrevista sugira ao grupo que acrescente essa informação em seu texto. Caso não tenha trabalhado a entrevista ainda, ajude a dupla a elaborar um questionário que servirá de roteiro. Com o roteiro em mãos eles poderão entrevistar funcionários da escola (professores, diretor, bibliotecários), pais, parentes e amigos, enriquecendo assim seu texto. Caso as duplas já disponham de algumas entrevistas, ajude a selecionar o material que será incluído na reportagem. Não precisa reproduzi-la por inteiro, você poderá escolher apenas alguns trechos, que julgar mais relevantes;
Oriente as duplas a incluir imagens (fotografias, mapas etc.) para chamar a atenção dos leitores. É importante dar um tratamento especial a elas, como criar legendas ou utilizar legendas originais no caso de mapas e o nome do fotógrafo;
Defina a linguagem que vai utilizar. Para isso, lembre a turma quem será o leitor do texto (colegas e a comunidade escolar) e onde o texto circulará (na escola, no blog etc.);
Por fim, reserve um tempo para a realização da revisão textual, em dupla ou coletivamente. Se houver necessidade proponha a reescrita do texto para só então expor.

EIXO: Análise linguística e reflexão sobre a língua e seus usos
CONTEÚDOS
HABILIDADES
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
  • Formação de palavras;
  • Fonologia: letra;





  • Sílabas átonas e tônicas;






  • Acentuação gráfica;


  • Segmentação de palavras;


  • Aspectos gramaticais: substantivo, adjetivo, pronomes, concordância verbal e nominal, verbos;





  • Normas ortográficas regulares morfológico-gramaticais presentes nas flexões verbais;



















  • Normas ortográficas regulares morfológico-gramaticais presentes em substantivos e adjetivos;






















  • Pontuação;





  • Ortografia: P, B, T, D, F e V;



  • Dígrafos;


  • Ortografia:
* uso do H inicial;
* uso do R ou RR;
* uso do G ou GU;
* uso do C ou QU;
* uso do J formando sílabas com A, O e U;
* uso do S no início das palavras formando sílabas com A, O ou U;
* uso de O ou U no final de palavras que terminem “com o som de U”;
* uso de E e I no final de palavra que terminem com o som de “I”;
* uso de M, N e NH, ou para grafar todas as formas de nasalização da nossa língua;
* emprego de “r” e “l” depois de consoantes;
* emprego de “g” e “j” em palavras;
* uso de sílabas terminadas em “u” e “l”;









  • Regularidades ortográficas;

  • Irregularidades ortográficas.








- Formar palavras a partir dos textos estudados (regularidades diretas e contextuais) (OTM);

- Usar adequadamente letras maiúsculas e minúsculas (DC);

- Classificar palavras quanto à tonicidade (oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas) (DC e OTM);

- Distinguir sílabas átonas e tônicas (DC);


- Acentuar palavras de acordo com a necessidade da pontuação escrita (OTM);

- Escrever controlando a segmentação de palavras em frases (DC);

- Compreender a funcionalidade dos verbos empregando gradativamente a noção de tempo e modos verbais, de acordo com a necessidade de produção escrita (DC);

- Estabelecer relação de concordância verbal e nominal (DC);

- Utilizar as normas ortográficas regulares morfológico-gramaticais presentes nas flexões verbais: uso do U na terceira pessoa do singular do passado (perfeito do indicativo) como, cantou; uso do ÃO na terceira pessoa do plural do futuro do presente, por exemplo, cantarão; uso do M no final de todos os tempos verbais, exceto no plural do futuro do presente; uso do SS em todas as flexões do imperfeito do subjuntivo, como cantasse; uso do R nos verbos do infinitivo (DC);

- Compreender a funcionalidade das classes gramaticais de acordo com a necessidade da produção escrita (DC);

- Compreender a função do substantivo próprio e comum, concreto e abstrato, primitivo e derivado partindo do processo de produção escrita (DC);

- Compreender a relação substantivo x adjetivo partindo do processo da produção escrita (DC);

- Perceber a funcionalidade dos adjetivos nos textos e utilizar os pronomes pessoais enquanto elementos de coesão textual (DC);

- Utilizar as normas ortográficas regulares morfológico-gramaticais presentes em substantivos e adjetivos (uso do ESA nos adjetivos que indicam lugar de origem, por exemplo, "portuguesa"; substantivos derivados de adjetivos terminados com o segmento sonoro/eza/ se escreve com EZA; uso do ÊS nos adjetivos que indicam lugar de origem, por exemplo, chinês; uso do L no final de coletivos como, canavial; uso do S em adjetivos terminados em OSO; uso do C em substantivos terminados com sufixos ICE; uso do C ou Ç no final dos substantivos derivados que terminam com sufixos ÊNCIA, ANÇA, ÂNCIA;) (DC);

- Usar adequadamente os sinais de pontuação considerando sua funcionalidade, de acordo com as necessidades da produção escrita e da leitura (DC e OTM);

- Utilizar as normas ortográficas regulares diretas a partir das grafias P, B, T, D, F, V (DC);

- Empregar corretamente os dígrafos NH, LH, CH, RR, SS (DC);

- Empregar o H inicial (DC);

- Utilizar as normas ortográficas regulares contextuais (uso: R ou RR; G ou GU; C ou QU; J formando sílabas com A, O, e U; S no início das palavras formando sílabas com A, O ou U; O ou U no final das palavras que terminam com o som de U; E e I no final de palavras que terminem com o som de I; M, N, NH ou ~ para grafar todas as formas de nasalização da nossa língua) (DC);

- Compreender algumas irregularidades ortográficas (escrita: som do, "G" como em "girafa e "jiló"; som do "Z" como em "zebu", "casa" e "exame"; som do "X" como em "enxada" e "enchente"; "L" ou "LH" como em "Júlio" e "julho" (DC);

- Empregar r e l depois de consoantes (OTM);

- Empregar palavras com s com som de z (OTM);

- Empregar sílabas terminadas em u e l (OTM);

- Inferir regras de regularidades ortográficas (OTM).


- Organizar caça-palavras ou cruzadinhas com palavras retiradas do texto lido. Chame atenção para os prefixos e sufixos na composição das palavras;

- Pesquisar nos textos lidos palavras polissílabas, trissílabas, dissílabas e monossílabas. Em seguida, explore os sons das sílabas das palavras pesquisadas, distinguindo-as em sílabas átonas e tônicas, depois classifique em oxítona, paroxítona ou proparoxítona;
Em outro momento, pesquise em jornais e revistas outras palavras. Organize no quadro uma tabela e peça que classifiquem como proparoxítona, paroxítona, hiato, oxítona e ditongo aberto, para cada situação apresente exemplo de palavras. Discuta com o grupo algumas regras de acentuação das palavras;

- Escrever frases no quadro com hiper-segmentação e hipo-segmentação. Solicite que marquem com um traço demarcando os espaços entre as palavras. Pesquisem no dicionário a escrita correta das palavras e confronte com o modo que escreveu;

- Assistir com a turma um documentário ou reportagem, peça aos estudantes que registrem diferentes eventos que aconteceu hoje de manhã, semana passada, ontem e agora. Caso utilize texto escrito solicite que pintem os acontecimentos. Depois explique os tempos verbais através da estrutura das palavras;

Para trabalhar os adjetivos sugerimos o poema “Borboletas” de Vinicius de Moraes, você poderá escrevê-lo na lousa para que os estudantes copiem. Peça a eles que o leiam, primeiro silenciosamente, para que conheçam o seu sentido global e, depois oralmente, para perceberem a sonoridade e o ritmo das palavras. Incentive-os a ler individualmente, em dupla ou em grupos maiores. O importante é que assimilem a subjetividade e os aspectos estéticos da linguagem presentes no texto poético. Em seguida, organize-os em grupo de 04 crianças e peça que discutam e registrem no caderno o seguinte roteiro de leitura: Como o poeta descreve as borboletas? No caderno, escreva as palavras que caracterizam as borboletas do poema. Qual é a função destas palavras no poema? Que palavras sugerem alegria? Sinceridade? Claridade? Que borboleta foi comparada à noite? Essas palavras pertencem ao gênero masculino ou feminino? Essas palavras podem variar em número?
Depois reflita com a turma as semelhanças e diferenças de uma borboleta para outra. O que as caracteriza, quais as palavras informam o jeito de cada uma; que relação pode ser estabelecida entre a cor e a borboleta descrita. É interessante discutir o aspecto subjetivo da descrição neste texto poético e os efeitos de sentido provocado pela escolha do léxico para a descrição na poesia;

- Iniciar a atividade seguinte, retomando o conteúdo por meio das perguntas: que palavras foram usadas na descrição das borboletas, no poema de Vinícius? Essas palavras são adjetivos? Registre no quadro negro os adjetivos, relacionando-os aos substantivos a que se referem. Solicite aos estudantes que pesquise em livros, na internet, etc. sobre a classe das palavras denominada pela gramática de adjetivo. Peça-os que registrem no caderno o significado desta palavra e sua função, usando suas próprias palavras. Na sala de aula discuta com os estudantes as possíveis respostas e apresente novos exemplos;

Essa atividade poderá ser utilizada com outros dígrafos.
- Explicar que você vai ditar uma fábula de Esopo (sugerimos O Burro que Vestiu a Pele de um Leão) para ver como eles escrevem algumas palavras. Ressalte que devem se esforçar ao máximo e grafar da maneira que acham correto. Antes de iniciar, faça uma contextualização e comente sobre o gênero, o autor e possível conteúdo, remetendo-se ao título. Aproveite para ser um modelo de comportamento leitor. Faça o ditado e, a cada vez que palavras nas quais as letras R e RR estiverem entre vogais, pergunte as crianças de que forma ela deverá ser escrita;

- Organizar a turma em duplas e distribua um quadro (tabela) que contenha várias palavras em que R e RR apareçam em vários contextos (que correspondem aos diferentes "sons de R"). Distribua também algumas revistas e peça que as duplas procurem palavras que tenham R e RR e que possam ficar em cada coluna do quadro. Ajude-os caso tenham dúvidas na procura ou se você perceber que não entenderam as regularidades das palavras organizadas no quadro; 

- Solicitar a elaboração de uma explicação a respeito de quando deve-se usar R e RR. Peça que eles ditem para você escrever no quadro. A questão do som e da localização da letra é fundamental que apareça nas explicações. Estimule essa reflexão e debata com a turma. As regularidades encontradas nas escritas devem ficar disponíveis na classe, afixada, por exemplo, em um mural de registro de conhecimentos ortográficos. Deve ser consultada sempre que se precisar. É importante que o professor mostre como utilizar o registro para que a turma tire suas dúvidas.





Um comentário:

  1. estou trabalhando com esse alfabetizar com sucesso estou com dificudade nas atividades. é o primeiro ano quw trabalho com ele. e mais estou com uma turma de 4º ano

    ResponderExcluir